Antigamente, a única maneira efetiva de tratar o cisto pilonidal era através da remoção cirúrgica convencional por corte. No entanto, essa técnica exige um pós-operatório longo e trabalhoso.
A cirurgia a laser para remoção do cisto pilonidal costuma durar cerca de 30 minutos. O paciente retorna para casa no mesmo dia. O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal.
O médico faz a limpeza minuciosa do local, com remoção de pelos e tecidos. Em seguida, com o laser de raio circular (fototermoablação), ele cauteriza e coagula o cisto por dentro, promovendo o seu fechamento. A recuperação para as atividades habituais e cicatrização é muitos mais rápida.😀
Veja a diferença entre das técnicas:
Técnica tradicional:
A grande desvantagem da técnica tradicional é que a recuperação total demora entre 3 meses e 1 ano, além de os cuidados com a ferida serem bastante difíceis dada localização e extensão do corte.
Laser:
Como vocês podem ver, são utilizados os próprios orifícios do cisto para realizar o procedimento, não sendo necessários cortes, sendo assim a recuperação é rápida! Em duas semanas o paciente costuma estar bem para todas as atividades habituais.
Assista um pouco sobre o tema:
A literatura cientifica já provou que a técnica é eficaz através de alguns estudos, como esse publicado na Bélgica e indexado na PUBMED:
Procure seu médico e descubra se você é um candidato a utilizar essa técnica.
Comentários