Infecção e Inflamação do Cisto

Devido ao local estar sujeito a diversos traumas e ser colonizado por bactérias, o cisto pilonidal pode causar:

 - Dor no local

 - Vermelhidão

 - Inchaço

 - Vazamento de pús

 - Febre

O que fazer nesses casos?

Sempre nessas situações é importante uma avaliação de urgência por uma cirurgião para avaliar a necessidade de drenagem e/ou antibióticos.

Caso a infecção do cisto não se resolva com drenagem espontânea (vazar pús) as complicações podem ser catastróficas, como por exemplo a famosa síndrome de Furnier (não recomendo olhar fotos no google)

Doutor, não tenho acesso a médico

Infelizmente nem todos tem acesso a médicos, e principalmente cirurgiões nessas situações de urgência. Algumas orientações podem te ajudar a melhorar da crise:

1. Massagem e drenagem na região - quanto mais pús sair melhor.

2. Faça compressas de água morna e fria alternadas - isso reduzirá a inflamação

3. Evite fechar a ferida por muito tempo - lembre, o pús que sai é melhor do que o que fica dentro da ferida, logo, o curativo deve ser trocado periodicamente, não espere encharcar.

4. Evite o abuso de analgesicos e anti-inflamatórios - A dor é sua amiga, se ela está piorando muito é sinal de complicação, busque o centro de saúde mais próximo, mesmo que isso te custe uma viagem.

Suspeite que precisa de drenagem

Um dos principais sinais de que seu cisto não está melhorando é quando o inchaço, o vermelhidão e a dor só pioram, principalmente se surgir febre!

Esses são indicativos de que o pús está espalhando e não saindo, nessa situação faça o possível para ver um médico para ontem!

Posso remover o cisto nesse momento?

Infelizmente não.

 

Nesse momento seu cisto tem um tamanho muito maior que seu normal devido a infecção e inflamação, sendo assim, a área necessária para remover esse cisto seria muito maior do que a necessária de fato, tornando a cicatrização pior e a chance de cura do cisto menor.

Não existe uma data ideal para a cirurgia de remoção, porém, certamente não é quando ele está infectado.