top of page
Buscar
  • cistopilonidalgrup3

Cuide do seu cofrinho, procure o coloproctologista!

Por se tratar de um grande tabu, a proctologia acaba sendo uma área que envolve muita vergonha, medo e fragilidade.

Normalmente um paciente que sofre de algum problema, como a Doença Pilonidal por exemplo, passa por um período de ignorar ou até mesmo desprezar seus sintomas.


Muitos pacientes deixam de procurar o médico, ou postergam ao máximo.

E quando o procuram, por vezes lidam com médicos generalistas, grosseiros, sem a delicadeza e sensibilidade necessárias para lidar com os problemas desta região.


Não é raro um paciente com o cisto pilonidal já ter passado por diversos médicos até chegar ao médico especialista: o Coloproctologista ou Proctologista. O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.


A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista.

É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus.

Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e Delgado.


Atribui-se a John Arderne (1307 – 1392) a autoria da primeira publicação sobre a Proctologia. Sr. Arderne era um cirurgião inglês sendo considerado, por alguns, o pai da Proctologia.

Sua publicação mais famosa foi um tratado sobre tratamento de fístula anal.

Tratam das doenças benignas e malignas.

Realizam exame físico no períneo conhecido como toque retal.

Realizam também anuscopia e retossigmoidoscopia, ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa, a colonoscopia.

Esses são os exames que podem definir se o tratamento será clinico ou cirúrgico.

O coloproctologista é o médico mais indicado para fazer as orientações sobre constipação intestinal, sexo anal, distúrbios na evacuação, prevenção do câncer de intestino e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis assim como oferecer as melhores indicações de prevenção e tratamentos nos assuntos referidos.

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.


Muitos pacientes ficam em dúvidas, diante de tantas especialidades médicas, qual especialista que eles devem procurar quando tem sintomas anais e intestinais. Duas áreas que geram muitas dúvidas são a coloproctologia com a urologia praticada por especialistas urologistas.

O urologista trata das doenças relacionadas aos rins, ureteres, bexiga, e das doenças que acometem o aparelho genital masculino formado pelos testículos, vesículas seminais, canal deferente, prostate e pênis.

O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o urologista utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata.

Esse exame é o principal motivo de confusão.

Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.


Da avaliação clínica até a cirurgia, indicada para casos muito específicos de cisto pilonidal, você pode contar com os cuidados oferecidos pelo Dr. Rodrigo Barbosa. Dispomos de equipe altamente especializada em cirurgia para o tratamento do cisto pilonidal, além da alta técnologia do tratamento minimamente invasiva e estrutura moderna e confortável para a realização desses procedimentos.

Nosso objetivo é exercer uma medicina de excelência, humanizada, baseada na ética e no conhecimento científico e ajudar o paciente a conquistar uma melhor qualidade de vida. Para mais informações, entre em contato.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page