Abscesso Pilonidal - Tudo o que vocĂȘ precisa saber.
- cistopilonidalgrup3
- 20 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Como jĂĄ abordamos aqui, a doença pilonidal ou como tambĂ©m Ă© chamado de cisto sacro coccĂgeo ou simplesmente cisto pilonidal, Ă© um problema crĂŽnico.
Nele, se forma um nĂłdulo ou cisto inflamado envolvido por um tipo de âmembranaâ.
Os sintomas de um cisto pilonidal realmente aparecem na fase aguda, quando se forma um nĂłdulo (abscesso) na parte superior do sulco entre as nĂĄdegas com sinais tĂpicos de processo inflamatĂłrio e infeccioso: dor, rubor, calor e edema com saĂda de secreção purulenta por um orifĂcio que se abre na pele.
Ă medida que a infecção progride, novos orifĂcios podem surgir dando origem a fĂstulas que ajudam a drenar o pus. Dependendo do tamanho do orifĂcio, Ă© possĂvel enxergar os pelos no interior do cisto e retirĂĄ-los. Febre, nĂĄuseas e cansaço extremo sĂŁo outros sintomas possĂveis da doença pilonidal.
AlĂ©m disso, tem como conteĂșdo como fragmentos de pele, glĂąndulas sebĂĄceas e sudorĂparas.
Quando evolui para o abscesso, maioria das vezes, torna-se uma massa dolorosa, vermelha e quente ao toque. O abscesso pilonidal pode aparecer em vĂĄrias partes do corpo, mas Ă© mais comum na regiĂŁo do cĂłccix, poucos centĂmetros acima do Ăąnus.
Conforme o abscesso progride, ele pode formar uma âpontaâ e, em seguida, sofrer uma ruptura espontĂąnea.
A maioria dos abscessos vai continuar a piorar sem cuidados.
A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e atĂ© mesmo para a corrente sanguĂnea.
Abscessos são coleçÔes de pus em espaços teciduais confinados.
A dissecção progressiva pelo pus ou a necrose de células circundantes expandem o abscesso.
O tecido conjuntivo altamente vascularizado pode, entĂŁo, ser circundado por tecido necrĂłtico.
NĂŁo Ă© indicado tentar drenar o abscesso
pressionando-o.
Isso pode empurrar o material infectado para os tecidos mais profundos.
NĂŁo enfie uma agulha ou outro instrumento pontiagudo no centro do abscesso, porque vocĂȘ pode fazer com que a infecção se espalhe.
Vale ressaltar que esse quadro é preciso atenção måxima!
O abscesso pilonidal muitas das vezes Ă© tratado de forma errada pelos portadores.
Receitas caseiras estĂŁo entre os maiores erros que o portador com o cisto pilonidal pode cometer, essa conduta pode, inclusive, causar complicaçÔes gravĂssimas.
Lembre-se abscesso Ă© urgĂȘncia! đš
Procure um pronto socorro mais prĂłximo!
Em geral, um abscesso deve ser drenado por um médico para que os sintomas melhorem, desta forma, a drenagem não é o tratamento efetivo do cisto pilonidal.
A drenagem cirĂșrgica Ă© realizada atravĂ©s de uma incisĂŁo que elimina as secreçÔes, o que alivia em muito a dor provocada pela pressĂŁo existente dentro do abscesso. Os pequenos abscessos podem ser drenados sob anestesia local e os abscessos maiores e mais profundos podem necessitar internação hospitalar e a ajuda de um mĂ©dico anestesista.
Nestes casos tambĂ©m estĂĄ indicada a administração de antibiĂłticos, desta vez por via intravenosa porque se manifestam com mais gravidade. Pacientes portadores de diabetes, leucemia e outras doenças que levam Ă deficiĂȘncia imunolĂłgica necessitam de cuidados especiais pela gravidade e rapidez com que a infecção pode evoluir.
NĂŁo subestime o abscesso!
Ă importante buscar cuidados mĂ©dicos adequados se vocĂȘ suspeitar de um cisto pilonidal. O tratamento oportuno traz qualidade de vida e retorno pleno as suas atividades. Hoje em dia temos diversas tĂ©cnicas minimamente invasivas que trazem recuperação acelerada. Converse com seu proctologista sobre.
