A campanha Abril Preto foi criada pelo grupo de apoio fundado pela Debbie, o Cisto Pilonidal Grupo e Suporte em 2017.
O projeto considerado o maior suporte do cisto pilonidal do mundo tem proporcionado acolhimento à milhares de portadores, compreendendo as suas necessidades e compartilhando conhecimento nesse universo particular do cofrinho.
O Abril Preto iniciou-se em 2017, quando alguns membros se reuniram para chamar atenção da coloproctologia, especialidade que trata da patologia, já que o cisto pilonidal ainda era pouco falado.
Então, decidiram nomear o mês de abril como o mês oficial do Cisto Pilonidal.
Após essa decisão, optaram pela cor preta como forma de "protesto" e também com o intuito de proporcionar leveza, afinal, as doenças orificiais ainda possuem o grande tabu na sociedade.
O nosso cofrinho precisa de atenção e o Abril Preto veio para somar!
O Abril Preto tem como missão alcançar todos os assuntos importantes sobre a Doença Pilonidal para a sociedade em geral.
O cisto pilonidal é caracterizado pelo surgimento na região do cóccix (entre o final da coluna vertebral e a parte superior das nádegas) e no interior da pele de uma lesão sólida de consistência borrachosa, recoberta por uma membrana, em cujo interior podem ser encontrados elementos como pus, pêlos, pele morta e glândulas.
Também pode formar um trato até a parte externa do corpo do paciente, fazendo com que, na pele, sejam eliminados parte do pus e dos elementos em seu interior.
Conforme o cisto pilonidal evolui, ele pode até mesmo causar necroses na pele, além da formação de fístulas e outros túneis em seu redor.
O cisto pilonidal é uma variante do cisto dermoide e surge mais comumente na região do cóccix, mas também pode aparecer em outras áreas do corpo, como nas axilas, no umbigo e em outras partes onde haja a presença de pelos, como no couro cabeludo.
Ele também pode ser chamado de cisto sacrococcígeo ou de abcesso pilonidal e é mais comum em pacientes do sexo masculino.
Acredita-se que o cisto pilonidal possa ser causado por vários fatores, como alterações hormonais que estimulam a formação de pelos na pele do paciente.
Também há teorias que falam que o cisto pilonidal foi formado por pelos que se desprenderam dos folículos capilares do paciente, mas continuaram próximos à pele (como presos nas roupas, por exemplo). Com o atrito e o calor, esses pelos podem acabar adentrando a pele do paciente e o organismo forma o cisto pilonidal ao seu redor como forma de proteger o corpo.
Pelos encravados também são apontados como sendo uma das causas do cisto pilonidal.
O que se sabe é que os cistos pilonidais podem surgir mais de uma vez em um mesmo paciente.
Surgimento de um nódulo na parte superior das nádegas, na região do cóccix;
eliminação de um líquido malcheiroso por meio desse nódulo;
inchaço na região do nódulo;
dor na região do nódulo;
febre;
náusea;
cansaço.
O #ABRILPRETO tem o intuito de promover visibilidade ao cisto pilonidal, uma doença pouco falada e alcançar a sociedade como um todo, proporcionando informação simplificada além de buscar apoio com especialistas para abraçarem esta causa conosco.
Comments